Rede de Negócios do Bem

  • Rede de Negócios do Bem é um projeto de capacitação e incubação de empreendedores, que durante o programa, que dura 6 (seis) meses, atuam em rede de cooperação e solidariedade, sendo ao mesmo tempo beneficiários e protagonistas no processo de transformação social, cooperando na construção e solidificação dos próprios negócios e dos demais empreendedores incubados.

     

    A Rede de Negócios do Bem tem como premissa o desenvolvimento sustentável dos negócios com impacto positivo na comunidade, promovendo melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento econômico do bairro.

     

    A capacitação é voltada para empreendedores locais dos segmentos do turismo, gestores culturais, empreendedores artesanais e agricultores urbanos, capacitando-os em empreendedorismo e gestão do negócio, com foco na responsabilidade socioambiental, fomentando o comércio justo e consumo responsável, priorizando a preservação do meio ambiente, a história e a cultura da região.

     

    Além de capacitações coletivas em habilidades indispensáveis para empreender um negócio competitivo com responsabilidade social, o programa conta com consultorias individuais, orientada por diagnóstico prévio do empreendedor, que busca identificar as necessidades individuais de cada negócio. O diagnóstico é uma bússola de orientação ao plano de capacitação individual, visando aumentar o êxito do programa.

     

    Como protagonistas do programa, os membros participam de grupos de trabalhos com objetivo de mapear e prospectar oportunidades para o coletivo, através de:

     

    1. Elaboração e enquadramento de projetos para editais de fomento ao empreendedorismo, empregabilidade e geração de trabalho e renda, cultura e promoção a saúde, esporte e lazer;
    2. Prospecção de parceiros institucionais e clientes através de plano de comunicação elaborado e executado pelos membros da rede, supervisionado por profissional experiente da área de comunicação e marketing;
    3. Ação promocional e troca com a sociedade por meio da produção e realização da FES – feira de economia solidária e sustentabilidade.

     

    A FES é um espaço onde os empreendedores, além de promoverem seus negócios, através de estandes promocionais e vendas, testam seus produtos e performance no atendimento e captação de clientes. Essas ações, além de promover o negócio, tem por objetivo realizar ensaios e testes fundamentais para a modelagem do negócio e criação de novos produtos, checando sua aceitação no mercado e evitando prejuízos ao empreendedor.

     

    Os membros da rede do bem também se promovem, através da construção de uma reputação pautada no compromisso com a melhoria contínua e com a responsabilidade socioambiental. Os empreendedores são ranqueados com base em seus investimentos em capacitações, processos e ações do bem, balizadas por um ranking da rede que tem por objetivo incentivar o empreendedor a se qualificarem, encorajando-os na conquista do “Selo do Bem”, um certificado que atesta seu compromisso com a qualidade e sustentabilidade.



    • Estatuto


    • Para inscrição, é necessário entrar em contato com contato@empreenderparadesenvolver.org.br